Capítulo no livro “Maços na Gaveta”

No dia 17 de setembro de 2009 foi lançado na Bienal Internacional do livro, no Rio de Janeiro, o livro Maços na Gaveta, organizado pela historiadora Beatriz Kushnir. No livro há um capítulo meu intitulado “Campo jornalístico, campo da saúde e racionalidades políticas a partir do estudo de caso de um intelectual-jornalista”, no qual eu analiso a posição do médico brasileiro Dráuzio Varella a partir de seus artigos como colunista no diário Folha de São Paulo.

Varella tem função de médico e jornalista ao mesmo tempo: ele atravessa o discurso biomédico por um modo de dizer objetivo e direto do jornalista – muitas vezes despreocupado com a autoria de quem diz através dele – e ‘lúdico’ e ‘brincalhão’, por vezes sarcástico, de suposto ‘educador em saúde para as massas’. Enquanto intelectual-jornalista o médico ratifica certa ‘ordem estabelecida’: ele sempre fala segundo um ponto de vista radicalmente evolucionista.

Maços na Gaveta reúne análises sobre os Media e é composto por 15 artigos. Seu propórito é divulgar as inúmeras reflexões que não conseguem chegar ao público leitor. Por isto o livro ter recebido esse título. A iniciativa foi fruto do circuito de trocas que o Seminário Temático “História e Comunicação”, coordeno por Beatriz na Anpuh, proporcionou nestes cinco anos de existência.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: