VI Sopcom

Um pouco antes de terminar uma estratégica licença-maternidade, fui à VI Sopcom/VIII Lusocom, na seção temática Comunicação e Ciência coordenada por Anabela Carvalho e Fernando Cascais. A comunicação foi de autoria coletiva, mas apresentada por mim. Tem a ver com a actual investigação em que estou inserida na Universidade Católica Portuguesa.

O que é realmente lamentável é que muita gente desta seção acabou não fazendo a comunicação. Seu tema, apesar de muito amplo, é paradoxalmente restrito no que se refere ao interesse dos investigadores em Ciências da Comunicação.

Abaixo, o resumo da comunicação ou ver as actas digitais do evento.

Comunicação e ciência a partir das questões éticas das ciências da vida
Mónica Carvalho, Joana Araújo, Joana Cunha Costa, Luís Teixeira e Ana Sofia Carvalho

Resumo: Este trabalho pretende apresentar o projecto de investigação Ciência e Sociedade: promovendo a cidadania através da reflexão sobre as questões éticas das ciências da vida. Trata-se de uma iniciativa conjunta do Gabinete de Investigação em Bioética “GIB e do Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes” CITAR, ambos da Universidade Católica Portuguesa. A partir de um modelo transdisciplinar de investigação, pretende-se partir da reflexão ética sobre as questões suscitadas pelo desenvolvimento das ciências da vida e estudar e desenvolver novas metodologias e ferramentas comunicacionais, audiovisuais e digitais. Em virtude do universo que se quer auscultar; dos temas abordados e do desenvolvimento técnico e metodológico que se pretende promover em comunicação e ciência, pode-se afirmar que se trata de um projecto complexo. O planeamento do projecto constituir-se-á por diversas fases de investigação. Numa fase inicial, pretende-se realizar um inquérito nacional à população portuguesa visando a análise do potencial crítico da população sobre as diversas temáticas da bioética e das ciências da vida. Posteriormente, e também em função dos resultados do inquérito, propõem-se estudos de recepção dos diversos públicos em Portugal para obter dados acerca do modo como as informações circulam na interacção entre os públicos e diversos media. De seguida, devem-se desenvolver estratégias e ferramentas para a comunicação da ciência e participação do público em questões que podem afectar directa ou indirectamente as suas vivências. As estratégias a desenvolver incluirão sempre ferramentas multimédia a serem criadas no âmbito do projecto.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: