Os portugueses e a procura sobre saúde na web

1,3 milhões procuram informação sobre saúde na Internet

Os dados mais recentes do estudo Bareme Internet da Marktest mostram que, no Continente, são 1,3 milhões os residentes que pesquisam na internet informação sobre saúde.

Marktest.com, 10 de Abril de 2008

O relatório anual de 2007 do Bareme Internet, o estudo de base do Netpanel, contabiliza 1 321 mil indivíduos que pesquisam na internet informação sobre saúde. Este valor representa 15.9% do universo composto pelos residentes no Continente com 15 e mais anos.

Na análise por targets, vemos que a ocupação é a variável mais discriminante, pois é a que revela mais diferenças de comportamento entre os indivíduos. A classe social e a idade também revelam comportamentos heterogéneos face a esta questão.

Entre os dois sexos, não se registam diferenças: 15.7% dos homens e 16.1% das mulheres pesquisam informação sobre saúde na internet.

Na análise da idade, vemos que os valores sobem gradualmente de 21.7% entre os jovens dos 15 aos 17 anos para os 28.5% junto dos indivíduos dos 25 aos 34 anos, para depois baixar também gradualmente até aos 0.9% observados junto dos indivíduos com mais de 64 anos.

Entre as regiões, destacam-se os residentes na Grande Lisboa e no Grande Porto, que pesquisam, mais do que a média, este tipo de informação quando navegam na internet (19.9% e 19.7%, respectivamente).

Entre as classes sociais as diferenças são mais evidentes, com 33.6% dos indivíduos das classes alta e média alta a pesquisar na internet informação sobre saúde, um valor que baixa progressivamente até aos 5.1% observados junto dos indivíduos da classe social baixa.

Estas diferenças são ainda mais evidentes quando analisada a ocupação, pois enquanto 39.6% dos quadros médios e superiores costuma fazer estas pesquisas, apenas 2.3% das domésticas também as faz.

A análise realizada teve como base os resultados anuais de 2007 do estudo Bareme Internet da Marktest. Este estudo analisa o universo constituído pelos residentes no Continente com 15 e mais anos.

Fonte: Marktest

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: