Recusa

Acho que estou mal acostumada. Nos últimos tempos, foram poucas as vezes em que recebi um “não” do universo acadêmico.

Primeiro ressalto a boa receptividade da Fundação para a Ciência e Tecnologia, órgão de fomento à pesquisa em Portugal que concedeu-me bolsa de pós-doutoramento [em outro post falarei mais a este respeito]. Também tenho enviado trabalhos para congressos e artigos para publicações científicas que foram aceitos sem problema, tanto aqui em Portugal, como no Brasil. Aliás, até mesmo este blog, um versão “bloggy” de um curriculum vitae acadêmico, tem recebido visitas bem interessantes.

No entanto, meu ego não pode viver assim tão massageado. Acabei de receber a recusa do congresso da London School of Economics.

O motivo da recusa? Sinceramente, não sei. Mas suspeito de quatro coisas:

  1. Minha rede de relacionamentos acadêmicos ainda está em formação aqui na Europa e, ao que parece, precisa mesmo atravessar o Canal da Mancha;
  2. O tema Poverty and obesity on media: a case study of a Brazilian newspaper, não interessou mesmo aos avaliadores do congresso, seja porque não se adequou ao que pensavam, seja porque há outras prioridades além de saber o que se passa nos media brasileiros;
  3. Receberam muitas propostas de trabalho e, na hora de fazer a peneira, mais valia saber sobre temas mais próximos geograficamente do que descobrir algumas facetas do jornalismo no Brasil e, por fim,
  4. Meu inglês precisa melhorar para que possa convencer os britânicos de que meu trabalho é bom. Por exemplo, tenho dúvida se o mais correto é on media ou in the media.

Portanto, segue o novo checklist dos congressos:

Prazos
Evento Data Local Envio Aceito?
25/01/2008 III Jornadas Internacionais de Jornalismo 14/03/2008 Universidade Fernando Pessoa, Porto OK OK e já apresentado
03/03/2008 2nd European Communication Conference 26 a 28/11/2008 Facultat de Ciències de la Comunicació, UAB, Barcelona OK Ainda a espera…
01/03/2008 Media, Communication and Humanity: Media@lse Fifth Anniversary Conference 21 a 23/09/2008 London School of Economics, Londres OK Recusado

POST SCRIPTUM DO POST! [em 22 de abril]

Uma observação importante que apenas agora eu me dei conta: o título acima foi alterado por mim. Fiz uma primeira inscrição com ele, mas pouco tempo depois alterei-o. Por acaso, eu já até sabia que neste caso deveria ser in the media. Contudo, alterei para um título mais condizente com a proposta do congresso. Reenviei-o como Politics in the background of news about the relation between obesity and poverty: a case study of a Brazilian newspaper. Apesar do ok da organização na LSE quanto à alteração, ainda assim a recusa refere-se ao primeiro trabalho enviado. Putz!!!!

Deixe um comentário

