Tese citada na revista RADIS

Capa Radis Abril 2007A revista RADIS do mês de abril teve como matéria de capa o tema Alimentação no Brasil. O jornalista responsável, Adriano de Lavor, entrou em contato comigo no mês anterior para que eu lhe respondesse algumas perguntas acerca de minha tese e minha opinião sobre a questão. O resultado está no site da Radis. O espaço conferido às minhas questões não foi mal.

Segue trecho:

A rede de causalidade da desnutrição e da fome, de maneira semelhante à obesidade, é muito complexa, e seu enfrentamento deve vincular ações que sejam capazes de garantir acesso de toda a população a uma alimentação saudável e visem à redução das desigualdades sociais”, defende Ana Beatriz Vasconcelos, da Pnan. Para a psicóloga e jornalista Mônica Carvalho, autora da tese de doutorado Obesidade e pobreza na imprensa: epidemiologia de uma questão social, defendida na Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, as desigualdades estão no cerne da questão.

Para ela, existe uma tendência da imprensa em considerar o problema da obesidade pelo viés do “excesso”, cuja solução viria pelas dietas ou pela educação alimentar. Ela acredita, no entanto, que há um número grande de pessoas fora da “dinâmica de consumo e da escolha” sobre o que comer. O tema é político, adverte Mônica, na medida em que reforça a tendência mundial do Estado mínimo. “Esta tendência se baseia na responsabilização dos indivíduos pelas conseqüências de suas próprias escolhas, inclusive alimentares, e transforma uma questão social, a desigualdade, em questão de saúde”, afirma. “Trata-se, porém, de uma questão de saúde pautada na ilusão da superalimentação, já que a não-diversificação alimentar leva à desnutrição, oculta mesmo entre obesos”.

Anúncios

One Response to Tese citada na revista RADIS

  1. Roseli disse:

    Esta revista é muito bem aceita, principalmente por profissionais de saúde, por fazer matérias importantes e informativas.Sou acadêmica de farmácia.
    gostaria de receber. Como eu faço?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: