5o SOPCOM

Em setembro, entre os dias 6 e 8, estarei no 5o SOPCOM, congresso português de pesquisadores da área de comunicação. Será em Braga, uma das muitas cidades do norte de Portugal que não conheço. No evento vou apresentar dois trabalhos em duas seções temáticas distintas: Comunicação, medicina e evolucionismo: estudo de caso dos media brasileiros e Media, política e construção social do direito à saúde.

O primeiro trabalho é de minha autoria apenas e fará parte da seção Comunicação e Ciência. Com o título:

Comunicação, medicina e evolucionismo: estudo de caso dos media brasileiros,

analiso a atuação do médico brasileiro Dráuzio Varella como “intelectual-jornalista”. O termo é de Pierre Bourdieu e refere-se a uma figura híbrida, meio jornalista e meio especialista, que se insere no jornalismo como uma outra forma de o campo jornalístico exercer certa influência sobre outros campos. A partir de seus pareceres ou julgamentos acerca de determinada questão de seu campo de especialidade, o intelectual-jornalista também dá acesso ao público não especialista a um discurso com o qual este público não está acostumado e que pode auxiliá-lo no processo de tomada de decisões individuais e até colectivas.

O segundo trabalho faz parte da seção Direito e ética da comunicação e chama-se

Media, política e construção social do direito à saúde

É um trabalho em conjunto realizado no contexto da pesquisa “Estudos Integradores sobre Tecnologias Avaliativas de Integralidade e Saúde Suplementar”, desenvolvida no âmbito do Grupo de Pesquisa do CNPq Laboratório de Pesquisas sobre Práticas de Integralidade em Saúde (LAPPIS), sediado no Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/UERJ).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: